De festinhas a festivais internacionais: veja a evolução do Tomorrowland, Ultra e EDC

Quando vemos os aftermovies de grandes festivais, com toda aquela magia, aqueles rostos felizes curtindo aquelas superproduções, não pensamos em como eles chegaram a ser aquilo. Mas como qualquer evento que já não nasça cheio de patrocinadores e verba própria, o Ultra, o Tomorrowland e o Electric Daisy Carnival já tiveram status de "rolêzinho do fim de semana". Como foi a evolução desses gigantes?

Electric Daisy Carnival


Local de realização: Las Vegas, Estados Unidos
Idealizador: Pasquale Rotella
Ultima edição (2015): mais de 400.000 pessoas presentes
Próxima edição: 17, 18 e 19 de junho de 2016

Muito antes das mega-estruturas, da fabulosa roda gigante e da colossal coruja, o EDC era uma pequena rave cuja primeira edição foi em 1997, em Los Angeles. Pasquale Rotella produziu um evento para quase 6 mil pessoas, e desde o começo, fez questão de priorizar uma experiência autêntica que estimulasse a imaginação dos raveiros.

O EDC 97 foi uma festa underground indoor que tinha apenas um palco com DJs de techno, luzes negras, strobos e uma grande tela de projeção mostrando algumas imagens psicodélicas. E os raveiros dançaram ali, naquela warehouse, até ao amanhecer, sob o lema do P.L.U.R. - Paz, Amor, União, Respeito - que ali estava sendo cultivado.

flyer do edc 97 Flyer do EDC 97

decoracao do edc 97 Decoração feita pelo Rotella e seus amigos em 1997

Veja abaixo a evolução do Electric Daisy Carnival Timeline EDC


Confira nossa playlist no Spotify! banner-playlist-edm

Tomorrowland


Local de realização: Boom, Bélgica
Idealizador: Duncan Stutterheim
Ultima edição (2015): mais 400.000 pessoas presentes
Próxima edição: 22, 23 e 24 de Julho de 2016

O Tomorrowland nasceu como uma proposta ambiciosa pela ID&T. A primeira edição, em 2005, teve Armin van Buuren, Sasha, Sven Vath e Ferry Corsten como headliners, e recebeu 10 mil pessoas. Em 2009, o festival teve o seu primeiro sold-out e em 2011 vendeu tudo em poucos minutos. Hoje, o Tomorrowland é um sonho para muitos fãs de música eletrônica ao redor do globo.

O Tomorrowland consegue ser um dos poucos festivais a reunir centenas de nacionalidades. Pessoas diferentes, sem os mesmos hábitos ou as mesmas experiências culturais, que em três mágicos dias parecem ser todos irmãos. Para um festival que começou modesto, esta é uma conquista no mínimo assombrosa.

Aftermovie do Tomorrowland 2005

mainstage do tomorrowland 2005 Primeiro Mainstage do Tomorrowland

Veja abaixo a evolução do Tomorrowland Tomorrowland


Faltam 3 dias para o Tomorrowland Brasil! Leia nossos artigos sobre o festival:
O guia completo de sobrevivência no Dreamville
Os 7 erros que você não pode cometer no Tomorrowland Brasil
Descubra quais são os palcos do Tomorrowland Brasil
Psytrance Stage: um grande acerto do Tomorrowland Brasil
5 tipos de fãs que você vai encontrar no Tomorrowland Brasil



Ultra Music Festival


Local de realização: Miami, Estados Unidos
Idealizador: Russel Faibish e Alex Omes
Ultima edição (2016): 170.000 pessoas
Próxima edição: 23, 24, e 26 de março de 2017

Faibish e Omes acharam uma oportunidade. Eles perceberam o surgimento ainda embrionário da EDM na Europa e decidiram fazer uma festa que coincidisse com o Winter Music Conference — uma conferência que convida profissionais da indústria da música eletrônica para workshops, palestras e debates. Surge, em 1999, o Ultra Music Festival.

O Ultra de 99 era um festival na praia com palcos humildes. Hoje, o Ultra é uma "potência do eletrônico" presente em 19 países e coleciona apresentações históricas, como o último show do Swedish House Mafia. A edição de Miami torna o Ultra um dos lugares mais quentes e urbanos do mundo e também o festival preferido para os DJs mostrarem músicas inéditas.

flyer do ultra miami 1999 Flyer do Ultra 1999

ultra miami em 1999

Veja abaixo a evolução do Ultra Music Festival

Ultra Music Festival
Publicidade

Participe da conversa