Anvisa prepara liberação do cultivo doméstico da cannabis já para 2018

Ganjaa, hoje é dia de falar da planta mais querida desse mundo e, já que não pode faltar uma polêmica em torno do assunto, aqui vai mais uma pro pacote: a ANVISA vem preparando um relatório técnico que pode regulamentar o uso da Cannabis Sativa para pesquisa e produção de soluções de uso medicinal, seja por iniciativa privada ou pública. E o que isso quer dizer?!

Basicamente, neste relatório para consulta pública, a ANVISA vai argumentar que a Cannabis pode ser cultivada em casa para uso medicinal. Em maio desse ano, a ANVISA já havia reconhecido a Cannabis como uma planta medicinal, adicionando-a à Farmacopéia brasileira (Código farmacêutico oficial brasileiro) através da RDC nº 156 - 08/05/2017. Tá lá pequenininho no final da página, "Cannabis Sativa".

1200px-Cannabis_sativa_plant_(4) Cannabis Sativa

É importante ressaltar que a proposta envolve apenas a Cannabis SATIVA. As outras espécies, como a Indica e a Ruderalis, cujos níveis de concentração de CBD (canabinóide não-psicoativo) e THC (canabinóide mais comum encontrado na Cannabis) são diferentes, não são citadas, ficando aí um certo limbo que supostamente resolveríamos depois.

Segundo o Diretor da Anvisa, Jarbas Barbosa: “- As regras vão garantir a padronização e a qualidade da cannabis plantada domesticamente e possibilitar que instituições públicas e privadas cultivem e desenvolvam produtos à base da planta.”. Barbosa também destaca que houveram alterações na regulamentação para permitir o registro de medicamentos com Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (O digníssimo THC, o nosso amiguinho kk’) como o Mevatyl e o Óleo de Cânhamo, em tratamentos para esclerosa múltipla.

canhamo Óleo de cânhamo, extraído das sementes da planta de cânhamo, um primo da planta de maconha.

Em vários lugares do Brasil, existem fagulhas de que a Cannabis caminha com pressa em direção ao uso doméstico descriminalizado. No Ceará, a Justiça Federal deu um parecer favorável para que a ABRACE mantenha seu plantio de Cannabis Sativa para fins medicinais de 151 pacientes registrados.

Na política, segue o debate sobre a descriminalização da maconha para cultivo e uso pessoal — tem até uma enquete lá e você pode votar. A SUG 25\2017 ainda é uma proposta, mas mostra o quanto a situação tem sido discutida e, seguindo o exemplo de outros países, a legalização seria apenas uma questão de tempo. Mas é claro que existe o outro lado da moeda, aqueles que são contra e que deixam as opiniões divididas. Só nos resta bolar um e aguardar ;)

Fontes: O Globo; Super Interessante; Info Money; Senado Federal

Efferson Oliveira (◣_◢)

Autor // Estudante de engenharia, 22 anos, Soteropolitano, fanático por Bass Music, seja low ou high bpm. Introduzido no mundo da eletrônica em 2008 e submerso em 2010. Completamente desajustado aos padrões e com uma dose leve de acidez. Levando cada dia de uma maneira a qual valha a pena, não só seguindo regras e rotinas, mas também relaxando e gozando, até porque ninguém é de ferro.

Publicidade

Participe da conversa