Um passeio pela Ilha de Goa e pelo Goa Trance

Indubitavelmente, a Índia é um país muito rico em história e cultura, mas focaremos nosso passeio na costa oeste do país, mais precisamente em Goa. Muitos ainda chamam o lugar de Ilha de Goa, mas na verdade se trata de um Estado da Índia, situado a aproximadamente 600km ao sul de Bombaim e dividido em dois distritos: Goa Norte e Goa Sul.

Por se tratar de uma colônia portuguesa até 1961, Goa sofre até hoje fortes influências cristãs — mesmo que não seja sua principal religião — e se difere bastante dos demais estados da Índia no que se refere à diversidade cultural.

Goa sempre atraiu muitos viajantes por oferecer um clima agradável, que varia de 20°C a 35°, praias quase desertas e por ter uma cultura mais desprendida do comercial. Por isso, Goa se tornou ponto de encontro de socialistas, filósofos, viajantes mochileiros, pessoas interessadas no espiritismo e que buscavam a fuga das grandes cidades.

full moon Full Moon.

No passado, nos encontros dessas tribos havia festas durante as luas cheias, conhecidas como 'Full Moon', geralmente celebradas ao som do reggae e de rock psicodélico, decoradas com artefatos e imagens dos deuses indianos. Por volta de 1980 é que a música eletrônica foi introduzida em Goa, sendo incorporada a aspectos culturais da região.

O DJ Goa Gil voou da Califórnia até Goa em 1969, levando seu conhecimento de rock psicodélico americano. Ele se tornou um dos maiores protagonistas da cena eletrônica da "ilha" e da vertente goa trance. Atualmente, Goa Gil toca dark psy.

goa gil

Comecei a ouvir música eletrônica e encontrei aí a combinação perfeita entre ritmos tribais do passado e sons futuristas, sintetizados, quase alienígenas. A música tornou-se um ciclo completo, do tribalismo ao cibertribalismo, o que traduz de forma perfeita os tempos atuais. Quando toco, toda a música e a comunhão que dela deriva devem elevar-se ao espírito cósmico. Isso era o que os antigos Xamãs e grupos tribais de todo o mundo faziam em tempos remotosGoa Gil

Com a introdução da música eletrônica em Goa, em pouco tempo os DJs passaram a agregar elementos dos demais estilos musicais da região. Também havia contraste com o techno, vertente eletrônica vigente da época. O goa trance também sofreu uma forte influência do misticismo indiano, onde sons tribais e étnicos foram incorporados, resultando numa música mais orgânica, que estimulava não só estados próximos ao transe místico, mas uma maior harmonia com os ambientes naturais. Com isso, o som passou a focar na "viagem" que poderia produzir, no estado espiritual que os efeitos sonoros causavam associados aos mantras indianos. O som tinha o objetivo de elevar a consciência dos seus ouvintes, promovendo uma sintonia entre natureza e meditação.

goa india

A partir da década de 90, o goa trance atingiu Israel, dando origem ao psytrance, gênero parecido com o goa trance, mas sem as influências indianas e com um som som mais sintético. Na chegada dos anos 2000, o psytrance já tinha ganhado espaço e se propagado por todo o mundo, mais do que seu estilo derivador: alguns julgavam o goa trance "ultrapassado", desatualizado frente ao seu sucessor.

O goa trance, entretanto, se mantém mesmo com um número menor de projetos, como um estilo sonoro de auto conhecimento e boas energias. A nova escola do goa manteve as lindas e frenéticas melodias do old school, porém com kick e baixo mais semelhantes ao do full on — vertente do psytrance — que trouxe uma característica mais dançante ao goa.

Juan Verdera, ou The Muses Rapt, teve a vitória contra o câncer como inspiração para esta faixa, Spiritual Healing

No Brasil, também temos nossos representantes do gênero. Umas das mais conhecidas é a DJ Inê, considerada a Rainha do Goa no Brasil. Ela atualmente faz parte da Suntrip, eleita por muitos como a melhor label do goa trance mundial.

O goa pode ter perdido espaço na cena eletrônica mundial, mas ainda possui bastantes adeptos espalhados pelo mundo, e ótimos artistas dispostos a manter a chama da resistência queimando. Abaixo, alguns projetos de goa trance:

Old School:
Astral Projection
Pleiadians
Miranda
Man With No Name

New School:
Inê
Filteria
Goasia
Dimention 5
Antares

Vinícius Arcelino ♬♫♪◖(●。●)◗♪♫♬

Autor // Recifense, 24 anos. Eclético musicalmente. Adaptável quando estou com amigos. Amante das raves e do mundo psicodélico. Cerveja gelada, amigos, sorrisos e boa música pagam minha vida.

Publicidade

Participe da conversa